08th September 2001
Comment, Correio da Manhã

Click for larger viewEm "Schizo Level", os ThanatoSchizO conciliam brutalidade e melodia, através dos diversos estilos que enformam a sua mescla musical e que vão desde o death metal mais brutal ao metal vanguardista e atmosférico, passando pelo agressivo black metal e mesmo algum rock psicadélico, numa espécie de esquizofrenia sonora. O grupo de Santa Marta de Penaguião prossegue assim na busca de novos caminhos para o heavy nacional, explicaram em entrevista ao CM, o guitarrista Guilhermino e o vocalista Eduardo.
Com o trabalho de estreia, "Melégnia", um dos melhores lançamentos de 1999, classificado em 11ª posição num top 20 de álbuns de metal (em que "IX Equilibrium" dos Emperor foi o melhor) e à frente de nomes como Dimmu Borgir, Immortal e Primordial, a banda revelou uma atitude honesta contrastante com o aspecto teatral ao vivo.
Depois da "Chaos & Desorder Tour" e de uma actuação posterior no Hard Club ao lado dos Tarântula, a formação parou para pensar e optou por limar as arestas do primeiro EP, "Melégnia", no qual fizeram uma abordagem medieval e épica da saga do personagem Suturn. O resultado foi uma mudança de formação, com a substituição do baixista e do vocalista, e uma reformulação do próprio nome que de Thanatos passou por ThanatoSchizo.
Para além de Eduardo e Guilhermino, a formação integra igualmente Patrícia Rodrigues (voz), Filipe Miguel (teclados) e Paulo Adelino (bateria).

ELOGIO À LOUCURA
THANATOSCHIZO EM BUSCA DE OUTRO NÍVEL


A mudança prendeu-se com uma tentativa de conciliar o passado e o futuro da banda. Se "Thanatos" é a designação do Deus da morte, ou seja, a atracção do ser humano para a morte e para o abismo, "Schizo" simboliza um lado mais psicótico e esquizofrénico, e portanto, voltado para o futuro e para exploração de novos caminhos.

Em busca da identidade

Conceitos à parte, os dois elementos da banda explicam as transposições sonoras entre os dois trabalhos: "Em Melégnia percorremos muitos trilhos, porque a banda é influenciada por referências diversas. Mas em 'Schizo Level' focámo-nos em dois ou três caminhos, aqueles que mais gostamos. Apesar de tudo, é um disco de metal extremamente heterogéneo, que acaba por ser única precisamente pela diversidade. É um trabalho mais pesado e esquizofrénico, mas também mais actual".
Neste trabalho inclui-se uma versão de um poema de José Régio, "Cântico Negro". "Um dos nosso poemas favoritos. Interessamo-nos por literatura, em especial aquela que toca os aspectos mais obscuros e sombrios da existência. 'Cântico Negro' carrega uma mensagem individualista, que também faz sentido dado o caminho que nos propusemos percorrer e a nossa independência", explicou Guilhermino.
No álbum salienta-se ainda "Raw", tema rápido, brutal e extremo que cruza o black metal com uma secção de metais (um trombone e um trompete) e que pretende ser uma sátira ao actual estado do metal, "Whithering Art", com uma batida acelerada, muito em jeito old school trash metal, o calmo e deprimente "Nightmares Within", que representa a base triste do personagem, os étnico "Tiger's Doom" e "Patheon", que usam atmosferas asiáticas e samplers indianos e, finalmente, um dos temas preferidos de Eduardo, "Thanatos", homenagem às duas entidades que os influenciaram, Suturn e Thanatos.
Entretanto, os ThanatoSchizo já começaram a trabalhar nos temas do próximo álbum, ainda em estado bruto, embora já permitam que os autores reconheçam que "estão cada vez mais focados. No fundo, penso que estamos à procura daquilo com que mais nos identificamos".

Vanessa Fidalgo
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: