Press - Reviews
05th September 2008
Zoom Code review, Heavy Rock News

ThanatoSchizO
Zoom Code
CD, My Kingdom Music, 2008


Foram 4 anos para os ThanatoSchizO darem o passo seguinte a “Turbulence”, álbum de 2004. Esse período, apesar de longo, parece muito bem aproveitado quando se ouve “Zoom Code”, o novo registro desta banda Portuguesa.

Demonstram uma evolução geométrica e a construção de uma personalidade autêntica. A coragem e o talento em misturar Metal com outras sonoridades díspares, transparecem de forma aconchegante e dinâmica. “Zoom Code” não revela toda sua magestade antes da quinta volta do no CD Player, e, a cada nova audição, descobre-se mais algum detalhe, uma melodia, uma atmosfera, sendo que acaba por se familiarizar com as composições, mesmo que não se aperceba disso é portanto, portanto sendo um album complexo, torna-se “magico” pos estes detalhes.
O trabalho da dupla de vocalistas, Eduardo Paulo e Patricia Rodrigues, está bem conjugado, criando um ambiente diversificado e envolvente. A utilização de instrumentos mais exóticos dão um toque World Music peculiar e marcante. O violino de Tim Harris (Estradasphere) em “L.” faz toda a diferença, harmonizando perfeitamente com forte refrão. Já a concertina de António Pereira, dá um brilho especial a “Hereafter Path”. Os recursos eletrônicos são uma mais-valia eficazmente aplicada por todo álbum. O desprendimento e o carater único fazem da audição de “Zoom Code” algo mais do que escutar um disco meia dúzia de vezes e colocá-lo na prateleira junto com os demais. Metal trabalhado e semfronteiras.

Esperemos que com este pequeno passo a banda possa tentar voos mais altos como a sua internacionalização. [8/10]

Alberto Bernardo
5 CDs + 1 EP + T-shirt
€50.00 / $65.00
Size:
Qty: