11th July 2005
Chronicle, Underworld - Entulho Informativo #16

ThanatoSchizO [www.thanatoschizo.com]
Pandemonium Records, Austrália


Click for a larger viewOs ThanatoSchizO são uma das bandas mais originais e arrojadas no panorama do Metal português, ainda muito marcado pelas diferentes correntes das duas últimas décadas e avesso à renovação. Se por um lado temos bandas fiéis ao espírito e sonoridade dos 80's (com tudo o que isso tem de bom e, fundamentalmente, de mau), por outro encontramos propostas que nada acrescentam aos movimentos Death e Black do início dos anos 90. Os ThanatoSchizO escapam à fácil catalogação e, por vezes, à compreensão de alguns. Acaba por ser curioso que sejam uma das bandas com maior número de actuações no seu curriculum. Depois de uma curta relação com a britânica Rage Of Achilles, este colectivo natural de Santa Marta de Penaguião acaba de assinar um novo contrato com a australiana Pandemonium Records. Segundo Guilhermino Martins, foi algo que surpreendeu a própria banda: "Foi a Pandemonium quem deu o primeiro passo nesta relação. É estranho que depois de uma série de promos enviados para algumas editoras, tenham sido sempre editoras que não contactámos a afirmarem o seu interesse.
Para os ThanatoSchizO nada é deixado ao acaso e, desde as edições ao próprio site da banda, nota-se um grande cuidado e profissionalismo em tudo o que é feito. Não esperemos então que a banda vá atrás da primeira editora que acene com um contrato. "A visão que temos da nossa carreira é muito própria e sentimos que, até aqui, demos passos seguros, bem ponderados, mas sempre profícuos. Como tal, e face às inúmeras trocas de ideias que já ocorreram entre nós e a nova editora e, conhecendo as premissas do contrato que assinámos, estamos bastante confiantes de que a Pandemonium Records irá possibilitar-nos uma maior exposição – para além de que o seu raio de acção actual, em termos de distribuição mundial, já consegue ser maior que o da Rage of Achilles."
Mudaram então para melhor, espera-se. Mas terá havido alguma desilusão em relação à Rage of Achilles? Perguntámos a Guilhermino como foi essa experiência. "Muito boa a vários níveis. Repara: a nível nacional, a grande maioria dos media só se interessou por ThanatoSchizO depois do anúncio do início da colaboração entre banda e editora. Quando o nosso segundo álbum, "InsomniusNightLift", foi editado, tivemos uma exposição muito grande, o nome do grupo foi bastante badalado e o facto de pertencermos a uma editora conhecida por apostar em bandas tão sui generis abriram-nos uma série de portas. Contudo, já na parte final dessa relação, as coisas começaram a ficar mais turvas e uma série de factores levaram ao seu fim. Ao contrário das outras bandas de aqui falámos antes, os ThanatoSchizO mantêm, paralelamente, uma relação com uma editora portuguesa. Porquê esta opção? "Em primeiro lugar, porque queremos ter total controlo sobre tudo o que diga respeito ao universo ThanatoSchizO e a melhor forma de deter esse poder é estarmos ligados a alguém que nos entende tão bem e que já provou que estará sempre do nosso lado. Em segundo lugar, é difícil uma editora estrangeira conhecer melhor as especificidades do mercado nacional do que uma editora portuguesa do calibre da Misdeed Records. Em terceiro lugar, porque realmente foi nosso objectivo até agora fazer pré-lançamentos especiais dos nossos álbuns em território nacional, o que nos permite trabalhar inicialmente na promoção "caseira" e concentrar-nos depois, a seu tempo, no lançamento internacional e nas exigências promocionais que daí advêm."

RA
5 CDs + 1 EP + T-shirt
€50.00 / $65.00
Size:
Qty: