Press - Reviews
30th May 2011
Origami review, ÐÆΜΟΠΙ∨Μ

ThanatoSchizO
Origami
CD, Major Label Industries, 2011

"Origami" é um título que nos parece fazer todo o sentido. O desmembrar de composições anteriores e que marcam os primeiros dez anos do conjunto de Santa Marta de Penaguião, inicialmente conhecido por Thanatos, dar novas formas a doze temas, sem que os mesmos percam a identidade, dá ao título do disco uma consonância bastante interessante com aquilo que depois nos é dado a ouvir.

Como que respira, retoma o fôlego, o caríz acústico deste disco, agora apenas apoiado na voz de Patrícia Rodrigues, coadjuvada por Guilhermino Martins, foge ao lado mais Death Metal mesclado de tantas outras coisas que caracterizou os antecedentes musicais da banda. Era simplesmente isso que se pretendia, e não era pouco. Já o haviamos escrito que a banda ganhára bastante com o centrar de ideias para a sua música, e que se sentiu nos dois últimos discos de originais, ora o lado acústico, com elementos bem portugueses como o cavaquinho do tema de abertura InExistence ou a vocalização adicional na nossa lingua que esse mesmo tema comporta. Citamos porque o devemos fazer elementos como balalaica ou teremim.

A banda coloca no disco temas gravados ao vivo no Teatro de Vila Real, onde se sente a retribuição do público que este disco merece, palmas que cada audição individual não fará chegar à banda a expressão de regozijo pelo disco que temos em mãos. E "Origami" abre ainda espaço para a capitalização vocal de Patricia Rodrigues, que pode atingir outros patamares, e no fundo dar outra expressão à música dos THANATOSCHIZO. Pela capacidade de reconstruir temas que por si só são complexos, dando-lhe (quase) a mesma identidade, este disco faz só por isso todo o sentido.

Mediocre . Insuficiente . Suficiente . Bom . MUITO BOM . Excelente
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: