Press - Reviews
15th March 2011
Live review of the gig at Hard Club (Porto, Portugal), Metrónomo

O Metrónomo disse que estaria no Hard-Club para assistir ao concerto de duas bandas nacionais que respeita, e lá conseguimos assistir ao concerto no dia 12 de Março de 2011. Já na fila para a bilheteira deu para perceber que a adesão não iria ser muita, mas mesmo assim a sala 2 do Hard Club conseguiu acolher bastante pessoal.

(...)

Depois de um breve check sound os ThanatoSchizO sobem ao palco ao som de folclore transmontano, e com a proposta de promover o mais recente lançamento, “Origami”, lançado em Fevereiro, após alguns adiamentos. A banda não perde tempo e inicia o set com, talvez, a mais bonita da noite, “Nightmares Within”. A transformação é tão grandiosa que a tornou num tema que nos toca à flor da pele - a banda de Santa Marta de Penaguião conseguiu arrepiar as pessoas que estavam no Hard Club.

Patricia foi uma boa frontwoman, apesar de ter confessado que não estava habituada (devido à saída do Eduardo, que outrora ocupava o lugar de frontman da banda). O set foi variado e não faltaram excelentes temas, como “Sublime Loss” mostrando um bom dueto da Patricia com o Guilhermino (aqui a tomar o lugar de vocalista e que muito bem se safou); “Sweet Suicidal Serenade” com um ritmo Bossa Nova e já a terminar a fabulosa “Pale Blue Perishes”, a destacar novamente a dualidade das vozes – um tema que marcou por essa energia, e foi talvez um dos mais fortes da noite. Pelo meio a banda tocou um tema que não se insere no “Origami”, e deixou o público adivinha-lo. A transformação é tão grande que tivemos dificuldade em adivinha-lo – “Suturn” foi o escolhido. Houve espaço, também, para improvisar e dar lugar ao Rock a que a banda esteve à altura e impressionou. De destacar os convidados que subiram ao palco quando a “Hereafter Path” foi evocada – nada mais nada menos que dois músicos para tocarem acordeão e clarinete.

POST-SCRIPTUM:
As duas bandas estão de parabéns pelo excelente trabalho que tiveram. Os ThanatoSchizO foram geniais, com grande energia e muito profissionalismo. Patrícia mostrou que tem uma voz muito boa, e os restantes músicos são muito impressionantes, incluindo o guitarrista que os acompanhou – e, claro, o baterista Paulo Adelino foi um resistente (não parava). As luzes estavam óptimas, e as imagens em movimento no fundo foram soberbas e deram um toque especial ao concerto.

Victor Hugo
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: