Press - Reviews
03rd March 2002
schizo level review, Divergencias.com

Thanatoschizo - "schizo level"

schizo levelOs Thanatoschizo (anteriormente conhecidos apenas como Thanatos) editaram o seu segundo trabalho de originais e primeiro longa duração intitulado “Schizo Level”. O nome não podia ser o mais indicado, como poderão constatar após o primeiro contacto. O tema “Raw” serve de mote para 65 minutos de Metal, ora brutal, ora melódico mas principalmente esquizofrénico, muito esquizofrénico. O estilo que praticam? Não sei, nem interessa para nada. Este é um trabalho capaz de agradar a fãs de Death, Black, Thrash, Doom, Gótico, etc... A todos estes menos àqueles que se estão a deixar levar por esta (desprezível) onda do Metal Alternativo (ou como lhe quiserem chamar), porque isto é um álbum de Metal e ponto final (rimou...).

Toda a prestação do colectivo é de louvar, mas destaca-se neste Cd o trabalho de guitarras de Guilhermino Martins e o de voz, personificado por Eduardo Paulo. “Raw” gira muito à volta do Death e do Black. “Suturn” segue a mesma linha musical, roçando, contudo, uma veia mais Thrash aqui ou ali. Podia ficar a escrever duas páginas só sobre este trabalho de tão diversificado que ele é. O início de “Pantheon (as in Strip-Tease)” trouxe-me à memória os excelentes Tourniquet.

O álbum contou com a participação de vários músicos (ilustres) do nosso Underground, tais como Nuno Pereira dos Holocausto Canibal no excelente “Withering Art”. A voz de Patrícia Rodrigues em “Nightmares Within” é fabulosa e em “Cântico Negro”, declama um poema de José Régio de forma arrepiante. O tema final, “Weird Curse” é dividido em três partes e conta com a participação de Joca (Demon Dagger) nos samples.

Enfim... este é um trabalho capaz de agradar a muita gente. Sem “scratches”, ritmos “jumpy”, nem bonés virados ao contrário. Isto é Metal e é por isso que “Schizo Level” contribui muito para o enriquecimento da cena Underground Portuguesa. Todo ele foi gravado nos estúdios "Rec N’ Roll", produzido por Luís Barros. O lay-out é excelente e é apresentado em Digipack (coisa não muito comum em lançamentos portugueses). A edição ficou a cargo da Misdeed Recs.
ThanatoSchizo é, agora, uns dos muitos nomes fortes que vagueiam em Portugal.

Álvaro Fernandes
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: