Press - Reviews
13th December 2002
InsomniousNightLift review, Pheel Music

- ThanatoSchizO-
"InsomniousNightLift"


InsomniousNightLift"InsomniousNightLift" é o nome do segundo álbum deste sexteto português, os ThanatoSchizO.
Praticantes de uma sonoridade muito própria que funde as características do death/doom metal com partes acústicas extremamente belas e encantadoras.
Um bom exemplo disso é a faixa de abertura de "InsomniousNightLift", "Reminder" que nos toma por completo com uma melodia harmoniosa e bastante calma das seis cordas acústicas tão bem desenvolvidas por Eduardo Paulo. No entanto, o contraste de sonoridades está já também presente neste tema de apresentação ao álbum e ao minuto 2:54 somos tomados pelo som mais agressivo das guitarras acompanhadas pela excelente prestação vocal violenta e crua de Eduardo em conjunto com a voz angelical de Patrícia Rodrigues.
"A promenade Portrait" é o nome do 3º tema do disco, aquele com o qual tive o primeiro contacto com o som do grupo e me fez despertar a atenção no talento deste sexteto nacional.
Uma composição de uma sonoridade brutal, em que Eduardo Paulo uma vez mais nos mostra as suas diversas capacidades vocais tanto em gritos de fúria como em momentos de extrema beleza melódica, carregada de uma melancolia indescritível.
"Sublime Loss"... a musica do álbum que me fez usar a função repeat do meu aparelho de som e me fez maravilhar com o som que ia saindo das minhas colunas de uma belíssima composição, em que logo na sua introdução nos deixamos encantar com a voz da vocalista do grupo e ao minuto 4:19 não nos poderíamos deixar insensíveis ao excelente trabalho de percussão que aqui se nota. Sem duvida, um tema magnífico.
Mas bem, vou parar de divagar que ainda a audição vai no seu início...
Avançando para "The Journey's Shiver", a sexta passagem do registo, entramos numa atmosfera que nos permite encontrar aquela paz de espírito que em momentos das nossas vidas tantas vezes procuramos.
A faixa que lhe segue é "Insomnious Night Lift", tema que dá nome ao álbum. É mais uma música que se apresenta com os momentos acústicos tão bem conseguidos pelo grupo e que mais uma vez se deixam por instantes abafar pela distorção das guitarras eléctricas.
"InsomniousNightLift" é de certo um álbum que aconselho pela sua carga melódica, pela atmosfera negra que o envolve e toda a introspecção que em cada ouvinte provoca.

Quanto ao seu alinhamento, "InsomniousNightLift" respeita a seguinte ordem de temas:
01- Reminder
02- Of Lunar Water...
03- A Promenade Portrait
04- Sublime Loss
05- Upshot Veil
06- The Journey's Shiver
07- Insomnious Night Lift
08- Dance of the Tender Leaves
09- Slow-Chamber Candles' Choir
10- Nightly Lift?

Nota: 8/10

tyr
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: