Press - Reviews
23rd February 2003
Live review of the gig at Hard Club (Vila Nova de Gaia, Portugal) (15.02.03), Divergências.com

Hard Club de negro

Era com alguma expectativa que aguardava pelo concerto do passado dia 15 de Fevereiro que fez subir ao palco da melhor sala do país, três das melhores apostas dentro do Metal que se faz por cá. Coube aos Azagatel, ThanatoSchizO e Desire provar que ainda há público para assistir a concertos e nem só as bandas estrangeiras enchem o Hard Club. Ainda que com a parte de cima fechada, o resto do espaço esteve bastante bem composto e o público reagiu bem a todas as bandas, mantendo-se, em grande parte, até à prestação dos Desire.
(...)
Os ThanatoSchizO eram a banda mais aguardada da noite para mim, pois este seria o primeiro concerto que iria assistir após a edição de “InsomniousNightLift”, o segundo longa duração e um dos melhores álbuns nacionais do ano transato. Divagando cada vez mais por incursões características do Rock Progressivo dos anos 70/80, este talvez seja um rumo que algumas pessoas poderão tomar como fatigante, no que diz respeito a uma actuação ao vivo. Eu não acho, se nos soubermos deixar levar pelas melodias repetitivas e hipnóticas que nos fazem lembrar, aqui ou ali, bandas como Pink Floyd, Porcupine Tree, Seigmen ou mesmo Anathema (mais por alturas de “Judgement”). O segundo registo digital foi, sem dúvida o mais evidenciado, sem esquecer “Suturn” de “Schizo Level”, o tema que mais reacção fez suscitar da plateia. O vocalista Eduardo foi o que demonstrou mais insegurança, numa banda que já sabe o que quer e que, certamente, evidenciará ainda mais em futuros lançamentos a sonoridade que tem vindo a desenvolver. Cuidado, pois o terceiro álbum pode mesmo vir a roçar a perfeição. E portadores de uma originalidade personificada, dentro do que se faz por cá, já o são.
(...)
Parabéns à organização, que conseguiu reunir três excelentes bandas e uma casa praticamente cheia. Só espero que mais iniciativas destas no Hard Club se repitam.

Álvaro Fernandes
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: