Press - Reviews
31st August 2004
Turbulence review, Metal Open Mind

ThanatoSchizo - Turbulence

Se «InsomniousNightLift» de 2002 já tinha dado provas da qualidade dos portugueses Thanatoschizo, em «Turbulence» o grupo excede todas as expectativas num album realmente memorável ! Sim, se havia algumas arestas por limar quanto ao direcionamento de sua sonoridade, parece que agora o grupo se mostra mais sólido e convicto do que nunca em termos de composição. Para além disso a produção a cargo de Luis Barros é realmente uma das melhores que já tive oportunidade de ouvir nos últimos tempos vindas do estúdio Reck'n'Roll.
A música dos ThanatoschizO é feita de extremos, isso já se sabia, mas agora há uma consolidação destas idéias anteriormente exploradas, e a homogeneidade resultante, patente nestas 7 novas composições, é realmente impressionante. Claro que o ouvinte deverá estar, a priori, habituado às dicotomias vocais, pois os ThanatoschizO exploram-nas muito bem, quer pelo registo vocal "arrasa quarteirão" do também guitarrista Edurado Paulo, quer pela belíssima voz de Patrícia Rodrigues, que agora muito me faz lembrar Sharon den Adel dos Within Temptation. Para além disso a voz limpa de Eduardo está muito melhor encaixada nas partes onde se insere, mesmo que não sejam ainda as de maior destaque neste album.
Um bom parâmetro de comparação para a música que os ThanatoschizO fazem actualmente será porventura o trabalho dos After Forever, embora acredite que o som dos portugas seja ainda bem mais extremo, e sem a vertente clássica a que os referidos holandeses nos tem habituado. Realmente é dificil de classificar o som deste sexteto português, mas neste caso nem é preciso, a música é bem elaborada, bem instrumentada (algumas influências mais progressivas e étnicas aqui e acolá), e soa incrivelmente ousada e original. Pelo menos em termos de Portugal avançam com clara vantagem por entre a concorrência underground. Dificil também será destacar algum tema do alinhamento, pois todos eles carregam energia e intensidade suficiente para se destacarem individualmente, mas de facto como um todo funcionam muito bem. A produção do album também ajuda muito no impacto das canções, basta ouvir o tema de abertura "Sweet Suicidal Serenade" para ficar bem impressionado com os riffs de guitarra e com o nível geral da gravação.
Esta edição limitada em digipack antecede a edição internacional que acontecerá apenas no final do ano através da editora inglesa Rage of Achilles, e como bônus traz uma secção multimedia com o video "The Studio Sessions" de 9 minutos, e é através deste pequeno documentário visual das sessões de gravação do album «Turbulence» que podemos constatar alguns dos "milagres" que acontecem naquele que é tido como o melhor estúdio português da actualidade no que diz respeito à música pesada lusitana. É caso para dizer que todos os intervenientes estão de parabéns !

Composição 80%
Desempenho 80%
Arte 90%
TOTAL 83%

Calm_aka_Dunga
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: