Press - Reviews
01st April 2008
Zoom Code review, Lusitanium.com

Thanatoschizo
Zoom Code
CD, My Kingdom Music / Recital Records, 2008


ThanatoSchizO - presentes na cena Portuguesa há 10 anos, inicialmente sob o nome "Thanatos", continua ainda a ser uma banda pouco conhecida, em solo nacional mas principalmente no internacional. Não se entende bem o porquê: praticam um Metal inovador e progressivo, sempre bem conseguido. Após a entrevista que deram à Lusitanium no ano passado, agora voltam a ser nosso alvo: foi lançado para o mercado Português no passado dia 31 de Março o seu quinto trabalho, "Zoom Code" (quarto, se cometermos o erro de desconsiderar o EP "Melégnia"), um disco que prova que os quatro anos que passaram desde o anterior Turbulence não foram passados em vão.

Quase como uma "marca" desta banda, nunca consegui ficar indiferente às "faixa número um" dos seus álbuns, sempre diferentes mas promissores quanto ao álbum que estou prestes a ouvir. O álbum continua, com "L." - um tema que, como tínhamos anunciado, já era possível ouvir no MySpace deste colectivo. L., com o seu auge num solo de violino praticado por Timb Harris dos Estradasphere, apresenta no seu todo a componente mais electrónica que se vem tornando presente nos trabalhos dos ThanatoSchizO, mas que nunca se fundiu tão bem no seu som como neste Zoom Code. No decorrer do álbum também nos apercebemos de uma ainda maior complexidade de jogos vocais trocados entre Patrícia e Eduardo. O auge sente-se no par "Shift" e "Last of the Few", onde a amálgama sonora faz encaixar matematicamente cada um dos seus elementos, e eles com a letra escrita por Eduardo. Depois de "Last of the Few" estamos já preparados para o final do álbum que se prolonga em mais quatro temas - curiosamente fazendo muito aquilo que foi feito em InsomniousNightLift para terminar o conto, mas em sentido inverso: estas são as faixas mais escuras do álbum.

O uso de samples por todo álbum, e a sonoridade do álbum como um todo não é nada que o nosso ouvido estranhe: este não é certamente um álbum para quem não gosta dos trabalhos anteriores da banda, e é uma compra acertada para quem ouviu e gosto do que tinha sido feito antes. Mas não se deixem enganar...

Se Turbulence foi o melhor álbum Português de 2004, Zoom Code arrisca-se a repetir a proeza em 2008. Mesmo que acabe por não ser, é concerteza o melhor trabalho dos ThanatoSchizO até à data (apesar de, admito, ter saudades dos níveis de brutalidade apresentados em Schizo Level...). A única nota negativa vai para a apresentação do álbum: numa altura em que a venda de CD's desce vertiginosamente e em que as bandas cada vez mais têm a necessidade de lançar álbums fisicamente atractivos, Zoom Code apresenta um álbum com um packaging em tudo profissional, mas - ainda assim - menos apelativo que qualquer um dos seus trabalhos anteriores.

A promessa agora é o palco. Os ThanatoSchizO sempre nos habituaram a concertos profissionais e de extrema qualidade, e se, por um lado o álbum é mais complexo que os anteriores, quem já viu os ThanatoSchizO no palco sabe que eles estão preparados para representar Zoom Code ao vivo. A pergunta é mesmo: como resultará esta nova sonoridade em pequenos palcos fechados, e como resultará ela em festivais? A resposta podem obtê-la vocês mesmos: eles vão estar presentes nos palcos do Liperske IV a 17 de Maio, e no Dark Ritual Fest a 14 de Julho, mas estes serão provavelmente apenas os primeiros de uma vaga de concertos de promoção a Zoom Code. Mantenham-se informados em www.thanatoschizo.com . [5/5]

Mind Booster Noori

5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: