Press - Reviews
08th April 2008
Zoom Code review, The Black Planet

Thanatoschizo
Zoom Code
CD, My Kingdom Music / Recital Records, 2008


Gravado nos estúdios Rec'n'Roll e produzido por Luís Barros e Paulo Barros, Zoom Code é o quarto registo de longa duração da banda ThanatoSchizO de Santa Marta de Penaguião.
O sexteto desce cedo nos habituou a trabalhos de elevada qualidade e que desafiaram sempre a categorização da banda, tendo a banda alterado ligeiramente o seu estilo de álbum para álbum, no entanto a alteração de estilo de Turbulence para o de Zoom Code é mais óbvio que em álbuns anteriores. Se antes o estilo da banda estava mais virado para um death metal progressivo com influências de doom metal e world music, neste álbum temos um estilo bem mais melódico e com maiores influências de world music e maior dose de experimentalismo, desafiando ainda mais a categorização.
É-me impossível categorizar a banda num género específico depois de ter ouvido Zoom Code, uma vez que as influências são de vários estilos musicais distintos.
Ao iniciar a audição da introdução de cerca de dois minutos na primeira faixa, intitulada Thick ‘n’ Blurry, há algo que salta à vista por não ser tão óbvio em trabalhos anteriores, que é o maior uso de sampling. Todas as faixas estão repletas de pequenos detalhes à base de sampling e teclados que embelezam a música de forma subtil, e a faixa The Shift é completamente digital, não havendo um único som de instrumentos reais usado. Outra mudança em relação a trabalhos anteriores, é que a vocalista Patrícia Rodrigues tem uma maior presença em todas as faixas, e o vocalista Eduardo Paulo faz-se ouvir num registo mais melódico do que gutural e apresentando uma grande melhoria em relação aos trabalhos anteriores.
Este álbum conta com a participação de alguns artistas convidados, mas em vez de simplesmente convidarem vocalistas de outras bandas porque fica bem na lista de músicas ter a indicação da participação do vocalista de uma banda conhecida como a maior parte das bandas faz, não adicionando muito de novo à música, os ThanatoSchizO convidaram músicos que tocam instrumentos não presentes na banda. A primeira participação é a de Timb Harris (Estradasphere) com um solo de violino na música L., sendo um dos momentos altos de uma música que por si só já marca bastante. Zweizz (Fleurety, Umoral, ex-Dodheimsgard) e Francisco Pina marcam presença na faixa instrumental The Shift, uma música que serve de introdução a Last of the Few. Há ainda a participação de António Pereira com o saxofone para dar um toque jazz na faixa Awareness, uma faixa calma onde o baixo de Miguel Ângelo ganha um maior relevo que nas outras faixas, e ainda a participação na música Hereafter Path com a concertina, uma participação que pela invulgaridade da melodia com inspirações arábicas associada à concertina e a maneira como encaixa na música, está a meu ver simplesmente sublime.
Zoom Code é um álbum que apesar de não tão directo como os anteriores, é de fácil audição e tanto pode agradar a um metaleiro como a um apreciador de rock, e até mesmo apreciadores de outros géneros dada a sua variedade, contando ainda com excelente composição musical e uma grande coerência na maneira como todos os instrumentos se juntam, com cada instrumento a aparecer na altura certa e na devida quantidade. No entanto por não ser tão directo e pela pouca espeficidade do som, talvez afaste pessoas com gostos musicais mais específicos que procurem apenas um disco de metal ou de rock, o que vão encontrar é muito mais que isso. [8/10]

Luís Rodrigues
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: