Press - Reviews
28th April 2008
Zoom Code review, Rock Heavy Loud

Thanatoschizo
Zoom Code
CD, My Kingdom Music, 2008
Estilo: Atmospheric Doom / Death Metal


Os nacionais ThanatoSchizO estão de volta com um grande álbum. Com uma produção irrepreensível e com um vasto leque de influências, que vão desde o Doom melódico ao Death, com uns resquícios de Gótico e tendo aqui e ali umas sonoridades exóticas arábicas, conquistaram-me, a mim, que geralmente prefiro sons mais extremos.

Patrícia Rodrigues empresta ao conjunto uma voz límpida muito sedutora, que resulta num misticismo arrebatador para qualquer um que compre este excelente registo da nossa (boa) música nacional. É certo que não tem o poderio vocal de certas divas que todos conhecemos, mas não se pede nem pode pedir mais. A voz masculina, a cargo de Eduardo Paulo, também está muito bem conseguida, nas partes harsh, quando o Death vem ao de cima. É, no entanto, de gosto discutível a sua vocalização limpa. Deixo para cada um analisar e dizer de sua justiça...

Conquistou-me de sobremaneira a faixa 2 “L.”, que me fez lembrar algumas passagens de Paradise Lost, com um conjunto de cordas muito original e uma bateria que se integrou muitíssimo bem. Temos presente a tal voz harsh, muito Doom, a ombrear com a voz feminina que nos transporta para patamares de realidade quase divinos. A tal sonoridade árabe de que falei anteriormente está aqui presente mais do que nunca. É a minha faixa de eleição deste “Zoom Code”.

Alguns, como eu, irão estranhar “The Shift”, um interlúdio Ambient/Dark Wave. Talvez a única função desta faixa a meio do álbum será a de servir de prelúdio para “Last Of The Few”. Não fica mal nesse ponto de vista. No entanto, quebra muito toda a energia e estado de espírito que o álbum nos vinha a transmitir até então.

Este trabalho, o 4º da banda, após uma paragem de 4 anos, é sem dúvida uma aposta ganha na cena Heavy nacional e todo o trabalho executado torna “Zoom Code” um álbum obrigatório na nossa discografia de bandas Portuguesas. [8/10]

César Veríssimo
5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: