Press - Reviews

ThanatoSchizO
Origami
CD, Major Label Industries, 2011

Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Por conta disso, "origami" é um nome muito bem apropriado para o que a banda portuguesa, "Thanatoschizo" produziu. Com 4 discos nas costas, a banda decidiu reinventar vários temas antigos em formato semi-acústico e o resultado é surpreendente!
"Origami" é a prova de que a banda conseguiu superar a qualidade apresentava no álbum anterior, "Zoom Code" (2008). Na verdade, podemos afirmar que a banda portuguesa conseguiu se superar a si própria ao dar essa nova roupagem em um formato acústico e com a entrada de instrumentos filarmônicos. Além disso, um grande número de convidados, ajudam a tornar o álbum único! Outro destaque de "Origami" é a vocalista, Patrícia Rodrigues que sempre mostrou-se uma exímia cantora e dona de uma melancolia que permeia toda a audição deste quinto álbum que soa mais maduro e menos confuso do que os registros anteriores.
Patrícia, além de cantar muito bem, consegue ao longo das 12 músicas, evitar por completo os clichês básicos que permeiam a maioria das bandas de metal gótico, lideradas por mulheres. A própria sonoridade da banda foge do padrão e mesmo tendo um principal elemento acústico na maioria das composições, podemos perceber como os outros gêneros se encaixam de forma soberba em cada uma das músicas. Temos um pouco de bossa nova, folk, progressivo, eletrônico e outros estilos, muito bem construídos e apresentados de forma talentosa e sem a mediocridade que parece tomar conta de muitas bandas. Enfim, fica o desejo de que a banda apareça com novos projetos musicais talentosos como o apresentado em "Origami", pois a banda anunciou o seu fim em setembro de 2011.