10th May 2003
Chronicle, Lamego Hoje

Santa Marta de Penaguião:
ThanatoSchizO, banda alternativa

Click for a larger viewOs ThanatoSchizO nasceram em 1995, quando alguns amigos se juntaram para, em tom de brincadeira, formarem um grupo onde pudessem tocar os temas das bandas que mais gostavam.
No início tudo não passava de um passatempo, mas esta formação de Santa Marta de Penaguião quis ir mais longe, e já conta no seu currículo com dois álbuns.
Na forja está o lançamento de um novo álbum, previsto para o primeiro trimestre de 2004, bem como a reedição do primeiro trabalho, em finais de 2003.
Tal como muitas bandas, começaram com covers, afirma o guitarrista Guilhermino Martins, e “foi a partir daí que desenvolvemos a nossa técnica”, também através dos inúmeros concertos que o grupo ia dando por bares de todo o país. A princípio eram apenas Thanatos, e com o “calo” ganho em palco, chegam ao ano de 1998, onde gravam uma demo (cassete de promoção), seguida do lançamento de um MiniCD em nome próprio, sem editora e totalmente auto financiado, intitulado “Melégnia” e editado em 1999.
O lançamento da demo permitiu à banda o seu primeiro contrato discográfico com a editora portuguesa Misdeed Rercords, que os levou à gravação do primeiro álbum de originais “Schizo Level” em 2001. Por fim, depois de fechado o acordo com a editora inglesa Rage of Achilles, os ThanatoSchizO editaram, em 2002, o segundo álbum de originais “InsomniousNightLift”. Ambos os álbuns têm edição, promoção e distribuição internacionais.
Actualmente estão concentrados na composição do novo registo, que será gravado em Novembro, em princípio num estúdio londrino, e editado em meados de 2004.
É inevitável rotular uma formação musical com um tipo de música. Guilhermino Martins adianta que o som dos ThanatoSchizO deriva, na forma do conceito “metal”, com guitarras fortes e bateria pujante, mas também estão presentes a essência da cultura portuguesa, com as guitarras acústicas. As vozes femininas, o uso de samples atmosféricos e a total ausência de regras de composição acabam por originar um misto de “metal progressivo”, descendente directo do rock progressivo dos anos 70, que é misturado com as guitarras pesadas do metal mais actual. “Schizo Metal” poderá ser outro enquadramento musical para esta banda.
Cantam essencialmente em inglês, apesar de existirem esporádicas utilizações da língua materna. Exemplo disso é declamação do poema “Cântico negro”, de José Régio, em “Schizo Level”. Segundo Guilhermino Martins, o inglês adapta-se às necessidades artísticas desta banda.
O ambiente musical oscila entre partes muito fortes que dão lugar a serenas deambulações e improvisos pacíficos. Uma certa tendência niilista nas letras mistura-se com as vivências e experiências de vida expressas em caracteres.
A banda é formada por Eduardo Paulo (vozes e guitarra), Patrícia Rodrigues (voz), Guilhermino Martins (guitarra e samples), Miguel Ângelo (baixo), Filipe Miguel (teclados) e Paulo Adelino (bateria). Essencialmente são professores e estudantes cuja a média de idades situa-se nos 23 e 24 anos.
Apesar das dificuldades inerentes ao meio geográfico onde se inserem, os ThanatoSchizO consideram-se mais que uma “ventania passageira”, e querem continuar a ser uma banda cons

5 CDs + 1 EP
€45.00 / $58.50
Qty: